Uniforme de trabalho odontológico: 2 principais funções

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Uniforme de trabalho odontológico

Uniforme de trabalho odontológico

Consultórios e clínicas odontológicas são ambientes propícios de contaminações. Assim como os demais que visam a prevenção da saúde e o tratamento de doenças. Secreções, sangue, saliva, aerossóis e todos os instrumentos utilizados pelos profissionais se tornam verdadeiros veículos de agentes contaminadores.

Para evitar a contaminação, estes ambientes adotam uma série de medidas, que visam a proteção tanto de profissionais quanto dos pacientes. Este conjunto de medidas é o que chamamos de biossegurança.

São diversas as recomendações de biossegurança, e os profissionais da saúde são uns dos que devem ficar mais atentos às medidas de prevenção. Eles geralmente contam com Manuais de Biossegurança, específicos para cada área de atuação, além das normas de segurança ocupacional previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na área da Saúde Bucal, uma das medidas de biossegurança é o uso do uniforme de trabalho odontológico. Jalecos, luvas, máscaras são de uso obrigatório em consultórios e clínicas. Mas eles devem ser utilizados com cuidado já que se não trocados e higienizados frequentemente podem atuar como mais um veículo de contaminação.

Equipamento de Uso Individual dos Trabalhadores

São diversas as profissões que necessitam o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI). Os uniformes de trabalho odontológico também podem ser considerados como EPI’s. Já que podem ser definidos como ‘todo dispositivo ou produto, de uso individual. Estes equipamentos são utilizados de acordo com o risco de cada profissão. No caso de empresas, elas que devem disponibilizá-los para seus funcionários, além de orientar e treiná-los quanto a seu uso.

A Odontologia envolve equipamentos de proteção individual para proteção respiratória (máscaras), proteção para o tronco (jaleco e vestimentas contra radiação), além da proteção para os membros superiores (luvas).

Uniforme de trabalho odontológico como medida de biossegurança

Além dos profissionais utilizarem o uniforme como EPI, eles o utilizam atendendo a uma das medidas de biossegurança, pois estes profissionais devem evitar o contato direto com matéria orgânica. Desta maneira o uniforme de trabalho odontológico atua como uma barreira de proteção.

O uniforme de trabalho odontológico evita que o sangue e as secreções dos pacientes entrem em contato direto com a pele dos profissionais de saúde. E desta forma podem ajudar a evitar diversas doenças transmissíveis e suscetíveis às contaminações em ambientes de saúde.

As luvas odontológicas, por exemplo, evitam o contato direto com a cavidade bucal do paciente. Que pode ou não conter lesões, ou doenças não visíveis.  Elas devem ser trocadas a cada atendimento para se evitar contaminações entre eles.

Os jalecos ou aventais também são de uso imprescindível como uniforme de trabalho odontológico. Eles devem ser de manga comprida e também com gola alta para proteger todas as áreas. A recomendação é a troca diária, e quando houver a presença visível de fluidos.

Lembre-se que o uniforme pode ser um veículo de contaminação. Então só o utilize no ambiente de trabalho.  Para saber mais sobre a odontologia, mercado de trabalho e seus profissionais acesse o nosso blog.ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×