Como a tecnologia está afetando a instrumentação odontológica

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tecnologia

tecnologiaMilhares de pessoas ao redor do mundo estão neste minuto estudando e se dedicando à novas descobertas tecnológicas. A todo segundo novidades são apresentadas em todas a áreas do conhecimento. Em uma era em que se fala de internet das coisas, já era de se esperar rápidas transformações.

Todo esse conhecimento surge para deixar mais fáceis e precisas as ações humanas. A área da saúde está entre as mais beneficiadas e afetadas com toda essa transformação. Novos diagnósticos, novos tratamentos, novas descobertas. Tudo visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes pelo mundo afora.

Para otimizar os seus procedimentos, os profissionais da saúde também estão tendo que se ambientar com toda as novidades. Na odontologia, por exemplo, já são inúmeras as transformações que podem e estão revolucionando o atendimento nos consultórios dentários.

Novidades na instrumentação odontológica

Para a instrumentação odontológica são inúmeras as possibilidades. Todas elas para trazer praticidade e rapidez na atuação dos profissionais que se dedicam à saúde bucal. Além disso, garantem ao paciente um diagnóstico mais preciso.

Entre as novidades que já estão sendo utilizadas nos consultórios estão as câmeras intraorais, os software para detectação das doenças periodontais, sensores de oclusão, radiografias digitais. Enfim, são diversas as possibilidades.

Tecnologia pode amenizar medo do dentista

A tecnologia voltada à instrumentação odontológica está  sendo utilizada ainda para amenizar o medo que grande parte das pessoas tem da visita ao dentista. Para substituir a seringa carpule, aquela que o dentista utiliza para a aplicação da anestesia, foi criado um novo sistema computadorizado por um profissional brasileiro da Odontologia.

A dor é minimizada e os efeitos do anestésico também com esta novidade da instrumentação odontológica. Isso porque o sistema permite que o anestésico seja aplicado lentamente e na medida necessária, deixando somente o local que necessita anestesiado. Por isso o paciente não sai com inchaço e nem com a sensação de dormência na boca.

Dentes que saem de impressoras 3D

Já imaginou sair do consultório odontológico com um dente que acabou de sair de uma impressora? Pois a tecnologia utilizada para a instrumentação odontológica já permite que isso aconteça.

Em uma única consulta, o dentista pode ter o seu molde feito por scanner, contar com o modelo virtual do dente do paciente, com todas as possibilidades de movimento dentro da cavidade oral, e então fresar o dente de cerâmica em uma impressora 3D.

A impressora pode ser utilizada para próteses, totais ou parciais, facetas e também para as lentes de contato, procuradas para quem quer deixar o sorriso mais harmonioso.

Uso da tecnologia pode atrair pacientes

Os dentistas e suas equipes que já estão utilizando em suas clínicas e consultórios algumas destas novidades da instrumentação odontológica, as utilizam como forma de atrair e fidelizar seus clientes. Quem não gostaria de uma anestesia sem dor, ou finalizar uma prótese em apenas uma consulta, sem perder tempo?

Investimento pode inviabilizar uso

Ainda são poucos os consultórios que contam com toda essa tecnologia para atender seus clientes. Isso porque é necessário um investimento alto para quem quer ter a tecnologia utilizada na instrumentação odontológica como diferencial em seu empreendimento.

Investimento esse que pode ter um retorno demorado. Isso porque para os profissionais manterem a competitividade no mercado, os preços das consultas e tratamentos não podem ser muito maiores dos que os praticados pela concorrência.

Um consultório high tech pode sim justificar preços mais altos por um atendimento diferenciado, mas o retorno do investimento não será imediato.

Neste artigo citamos apenas algumas das inovações voltadas à instrumentação odontológica. Ainda há outras em estudo e também já sendo utilizadas por aí. Saiba mais em nosso blog.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×