Quais os 4 procedimentos básicos após a cirurgia odontológica?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

após cirurgia odontológica

após  cirurgia odontológica

Os procedimentos pós-cirúrgicos são essenciais para a recuperação de pacientes, seja em cirurgias médicas ou odontológicas. Mas eles não dependem somente dos cuidados tomados pelos próprios pacientes que sofreram a intervenção.

Há procedimentos específicos para toda a equipe odontológica que participou da cirurgia. Cada um dos profissionais terá atividades a serem cumpridas, tanto para que a recuperação do paciente seja um processo tranquilo, sem intercorrências, quanto para que os próximos pacientes sejam bem atendidos.

A seguir vamos citar alguns dos procedimentos básicos a serem tomados por todos os atores envolvidos após a cirurgia odontológica. Acompanhe:

Cirurgião dentista passa as últimas recomendações ao paciente

Todas as informações sobre o que o paciente precisa saber sobre a cirurgia a que será submetido são passadas anteriormente a realização do procedimento durante suas consultas. Mas após a cirurgia odontológica, o cirurgião dentista passará as últimas recomendações aos pacientes.

Pacientes devem seguir orientações para uma boa recuperação após a cirurgia odontológica

Uma cirurgia odontológica pode ser tão complexa quanto uma intervenção médica. As mais demoradas como as cirurgias buco maxilares vão exigir alguns cuidados mais específicos.

Por isso seguir as recomendações passadas pelos cirurgiões-dentistas é primordial para uma boa recuperação. Repouso e medicamentos são apenas algumas das orientações que podem ser passadas ao paciente.

Após cirurgia odontológica trabalho segue para integrantes da equipe profissional

Após a cirurgia odontológica, o paciente segue para sua casa ou para o quarto no ambiente hospitalar para  recuperação. Mas alguns integrantes da equipe odontológica seguem sua rotina de trabalho no local onde foi realizada a intervenção.

Geralmente, após a cirurgia odontológica, o instrumentador cirúrgico é o responsável pelos procedimentos de limpeza e esterilização dos equipamentos utilizados pelo cirurgião dentista. Foi este profissional, que antes da cirurgia odontológica verificou qual o procedimento realizado, separou todos os materiais e dispôs na mesa cirúrgica os instrumentos utilizados.

Os processos junto à paramentação utilizada serão do instrumentador do começo ao fim do procedimento realizado ou nas clínicas odontológicas ou nos ambientes hospitalares.

ASB no preparo do campo cirúrgico

Enquanto o instrumentador cirúrgico realiza os procedimentos de limpeza e esterilização, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), que acompanhou a cirurgia e colaborou para sua realização, poderá realizar a limpeza e organização do campo cirúrgico como um todo após a cirurgia odontológica.

Isso porque os profissionais que utilizaram o campo devem o deixar da maneira que foi encontrado, para que a próxima cirurgia não tenha riscos de contaminação no caso de uma falta de limpeza adequada.

O ASB realizará o descarte adequado dos materiais que não serão reutilizados. Fará a destinação dos uniformes utilizados pela equipe e organizará o restante da sala cirúrgica após cirurgia odontológica.

Como percebemos, cada um dos envolvidos no procedimento cirúrgico terá uma função específica após cirurgia odontológica. Desde a equipe profissional até o paciente. Deles depende o sucesso da intervenção e também da recuperação dos pacientes.

ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×