Qual é o nome dos 9 principais instrumentos odontológicos de um dentista?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

ceiaico_imagem_bloginstrumentos odontológicos

instrumentos odontológicos

A maioria dos profissionais conta com equipamentos específicos para ajudar no desenvolvimento de seu trabalho. Muitos imprescindíveis para sua realização. Na área da saúde, por exemplo, médicos e dentistas utilizam equipamentos que atuam como extensão de suas mãos, alcançando regiões que não seriam possíveis sem esta ajuda.

Com a colaboração de pesquisadores e das novas tecnologias, a cada dia surgem novidades em equipamentos para facilitar o trabalho destes profissionais e melhorar seus diagnósticos e tratamentos. Desta forma os pacientes também são beneficiados.

Como já citamos, os dentistas fazem uso de inúmeros equipamentos no seu dia a dia profissional. A seguir vamos citar os principais instrumentos odontológicos utilizados na rotina dos consultórios:

Espelho dental

Os materiais do dentista servem muitas vezes para alcançar locais da cavidade bucal de difícil alcance. O espelho usado pelos dentistas serve para que os profissionais consigam visualizar todos os dentes dos pacientes, sem que tenha que se aproximar demasiadamente para fazer a verificação de sua saúde bucal.

Sonda exploradora está entre os principais instrumentos odontológicos

A sonda exploradora está entre os instrumentos odontológicos mais utilizados pelos dentistas. É com ela que o profissional da Odontologia verifica a estrutura dentária dos pacientes, se estes contam ou não com cáries. Outras alterações também podem ser verificadas com a sonda exploradora.

Curetas e raspadores periodontais

Com a sonda exploratória o dentista identifica a presença de alterações na estrutura dentária, e com as curetas e raspadores periodontais ele retira o tártaro acumulado nos dentes dos pacientes. O tártaro aparece com a mineralização da placa bacteriana e pode resultar em doenças como a cárie.

Pinça clínica

Também muito utilizada, a pinça clínica serve para que o dentista leve e retire materiais para dentro da cavidade bucal dos pacientes. O mais comum é que o profissional utilize este instrumento odontológico para pinçar o algodão que na maioria das vezes é utilizado para separar os dentes da bochecha e sugar um pouco da saliva no local.

Sugador

Este instrumento odontológico auxilia o dentista ao evitar o acúmulo de saliva na boca do paciente. Enquanto o dentista realiza seus procedimentos, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) segura o sugador.

Espátulas

Diversos tipos de espátulas constam nos inúmeros instrumentos odontológicos utilizados pelo dentista no seu dia a dia. Geralmente elas são utilizadas para manipular outros materiais utilizados pelo dentista, bem como aplica-los nos dentes dos pacientes, como a resina, por exemplo.

Seringa Carpule

Esta seringa é utilizada pelos dentistas para a aplicação de anestesias odontológicas nos pacientes anteriormente aos procedimentos.

Brocas

As brocas são utilizadas no preparo dos dentes para os processos de restauração. Elas atuam no desgaste dos dentes que apresentam estruturas cariadas. Podem ser de baixa ou de alta rotação.

Bandeja metálica

Tudo o que o dentista necessita no atendimento ao paciente deve estar em uma bandeja metálica. Esta organizada anteriormente às consultas pelo ASB com os instrumentos odontológicos citados acima.

Há outros tipos de organizadores de instrumentos odontológicos utilizados pelos dentistas. Cubas, caixas. A sua utilização depende dos materiais que devem ser armazenados.

Importante ressaltar que este artigo citou apenas os principais instrumentos odontológicos utilizados no dia a dia dos dentistas. Para cada especialidade haverá outros instrumentos utilizados.

Há ainda os instrumentos odontológicos utilizados nos procedimentos cirúrgicos. Há centenas deles. Para saber mais acesse o nosso blog.

ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×