Áreas da odontologia: Você sabe quais são as 3 principais?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

áreas da odontologia

areas da odontologia

Ao falar da Odontologia o primeiro profissional que nos vem à cabeça é o dentista. Mas há outras inúmeras profissões que compõe esta área, e que não necessitam do curso de graduação para serem exercidas. É claro que se pensarmos somente nos profissionais graduados já podemos citar inúmeras carreiras.

Cirurgião dentista, ortodontista, implantodontista, periodontista, odontopediatra, o profissional da dentística. Enfim, são diversas as especialidades que podem ser buscadas por meio de pós-graduações. Neste artigo vamos nos ater a outras áreas da odontologia que podem ser exploradas pelos candidatos a um emprego.

Estas outras áreas da odontologia não dependem de cursos de graduação, mas sim de cursos técnicos e de formação. Aqueles que demandam um menor tempo por parte do aluno. Geralmente indicado para as pessoas que estão com pressa de entrar no mercado de trabalho, mas com uma devida qualificação.

O Técnico de Saúde Bucal atua entre as principais áreas da Odontologia

Como o nome da profissão indica para se tornar um Técnico de Saúde Bucal é necessário a realização de um curso técnico para atuar nesta que é uma das principais áreas da Odontologia. O curso irá demandar de um ano e meio a dois de estudos e pode ser um bom caminho para entrar na carreira.

Além do menor tempo de estudos, o curso técnico costuma ser procurado por ter um custo mais acessível do que as graduações. O técnico tem funções limitadas na Odontologia se comparado aos dentistas, mas pode realizar algumas atividades junto a cavidade bucal dos pacientes.

Auxiliar de Saúde Bucal

Para atuar como Auxiliar de Saúde Bucal e estar inserido em uma das principais áreas da Odontologia, o profissional deve buscar um curso de formação. Antes de 2009, não era necessário a qualificação para atuar no auxílio aos dentistas. Com a regulamentação da atividade, o curso e o registro profissional passaram a ser exigidos e fiscalizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Instrumentador cirúrgico dentre as áreas da Odontologia

O instrumentador cirúrgico também pode estar inserido dente as áreas da Odontologia. Hoje há cursos, também de formação, específicos para qualificar este profissional. Isto porque a área estava carente destes profissionais, e os cirurgiões dentistas demandam de auxílio capacitado durante as intervenções.

Mas para se tornar um verdadeiro instrumentador cirúrgico odontológico o profissional deve ficar atento ao curso escolhido. Há alguns possíveis de serem realizado em somente algumas horas. Impossível conhecer todos os procedimentos cirúrgicos e equipamentos realizados em um só dia.

Assim como o dentista em todas as suas especialidades, as outras áreas da odontologia citadas, tem como foco a saúde bucal. Não menos importantes que os profissionais graduados, o Técnico de Saúde Bucal , o Auxiliar de Saúde Bucal e o Instrumentador Cirúrgico em Odontologia são essenciais para otimizar o trabalho em consultórios e em hospitais que realizam intervenções na área.

Estes profissionais podem atuar ao lado de todos os graduados em Odontologia, sendo essenciais no auxílio para todas as especialidades. Interessou-se por algumas dessas carreiras? Saiba mais em nosso blog. Dicas, mercado de trabalho, além das funções detalhadas de cada um deles você encontra por lá. Acesse!ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×