Quais os 5 procedimentos básicos pré-cirurgia odontológica?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

pré-cirurgia odontológica

pré-cirurgia odontológica

Qualquer procedimento cirúrgico, exige cuidados e deve seguir alguns protocolos para que ocorra da melhor maneira possível. Pacientes e toda a equipe envolvida realizam uma série de atividades do antes ao depois da cirurgia ser realizada.

tervenção deve estar previamente preparada na pré-cirurgia odontológica. O preparo vai da organização a higienização do local e dos equipamentos, que devem estar totalmente higienizados e esterilizados para o uso do cirurgião dentista.

O preparo da paramentação geralmente fica a cargo do instrumentador cirúrgico odontológico, que tem função específica para isso. Preparo da mesa cirúrgica de acordo com o procedimento que será realizado, bem como os materiais a serem solicitados pelo cirurgião dentista todos separados anteriormente.

Uniforme e higienização das mãos na pré-cirurgia odontológica

No campo cirúrgico também está inserida a equipe odontológica. Esta deve estar vestida com todo o uniforme necessário na pré-cirurgia odontológica. Vale lembrar que os uniformes na área da saúde são considerados equipamentos de proteção individual dos trabalhadores. Além disso, fazem parte das normas de biossegurança de clínicas e hospitais.

Antes dos profissionais completarem a vestimenta do uniforme odontológico, no qual as luvas fazem parte, a higienização das mãos é imprescindível.

Contato paciente X equipe odontológica

O contato da equipe com o paciente é uma etapa muito importante na pré-cirurgia odontológica. Não somente para verificar se o paciente cumpriu todas as exigências pré-cirúrgicas, mas também para deixa-lo tranquilo sobre o procedimento que será realizado.

Uma última conversa, seja com o cirurgião, ASB ou instrumentador, pode deixar o paciente mais calmo e o procedimento mais tranquilo de ser realizado. Já que pacientes muito ansiosos podem gerar complicações cirúrgicas.

Como vimos há uma série de procedimentos básicos da pré-cirurgia odontológica que devem ser seguidos por todos os envolvidos. Por isso a criação de protocolos em hospitais e clínicas é de suma importância. Cada um dos profissionais tem um papel importante a seguir. Nada pode deixar de ser feito, sob o risco da cirurgia não ter os resultados esperados. Qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos, e tudo deve ser previamente planejado e bem executado.

ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×