Qual é o perfil de um instrumentador cirúrgico odontológico?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

instrumentador cirúrgico odontológico

instrumentador cirúrgico odontológico

Há muitos fatores que podem influenciar na escolha da carreira a seguir. É claro que podemos mudar o percurso no meio do caminho, mas, geralmente, quando nos referimos a carreira, estamos pensando numa atividade para a vida. Claro que com o crescimento que é esperado por todos os profissionais que o buscam e se esforçam para isso.

Entre os fatores, que mais comumente são levados em conta ao se escolher uma carreira a seguir, estão os salários pagos no mercado, a situação da profissão, sua valorização no mercado, as capacitações que devem ser realizadas e, é claro, as aptidões do profissional. Estas devem estar em consonância com a profissão escolhida.

Cada profissional, qualquer que seja a área que estiver inserido, deve contar com aptidões específicas para atuar no mercado em que se propôs. Estamos falando do chamado perfil profissional.

É claro que algumas das aptidões serão apreendidas durante o decorrer das capacitações e atualizações que venham a ser feitas para entrar no mercado profissional. Mas algumas delas são inerentes de algumas pessoas. Neste artigo vamos falar do perfil do instrumentador cirúrgico odontológico. Qual deve ser?

Profissional deve ser proativo

Esta característica é buscada por recrutadores em todas as áreas. E não poderia ser diferente para o instrumentador cirúrgico odontológico. É claro que este profissional deve atuar em consonância com o cirurgião dentista, atendendo oque lhe é solicitado, mas não é por isso que ele deve ser apático.

Haverá situações que o instrumentador cirúrgico odontológico deverá tomar a frente, e realizar da melhor maneira possível, as atividades para que foi capacitado. Situações de urgência e emergência, comuns na área da saúde, devem contar com ações imediatas de todos os profissionais envolvidos no procedimento, inclusive o da instrumentação.

Aliás, muitas situações de urgência e emergência podem ser evitadas se esta característica estiver presente no perfil do instrumentador cirúrgico odontológico. Lembre-se que é ele o responsável pela higienização, limpeza e esterilização de todo o instrumental. Este profissional também poderá atuar ao deixar o paciente mais tranquilo para a intervenção.

Valorização da vida humana e bem-estar dos pacientes

O instrumentador cirúrgico odontológico é um dos diversos profissionais da saúde. E, como todos eles, deve zelar pelo bem estar dos pacientes e pela vida humana. Isso com o olhar de quem também pode ser paciente um dia, prezando pela humanização do atendimento, sem mecanizar o processo.

Instrumentador cirúrgico odontológico deve ser extremamente organizado

O instrumentador cirúrgico odontológico separa, organiza e monta todo o material das cirurgias para que o dentista possa executá-la. Tudo isso exigirá muita organização desse profissional. Uma mesa cirúrgica organizada facilitará o andamento do procedimento, que tende a ser mais rápido, o que facilita a recuperação dos pacientes.

A organização é necessária ainda na limpeza do ambiente e dos materiais, no acondicionamento deles e também na paramentação cirúrgica. Portanto, a organização é uma característica que não pode faltar no perfil do instrumentador cirúrgico odontológico.

É claro que há outras características que são essenciais para que o instrumentador cirúrgico odontológico seja um profissional de sucesso. Para saber mais sobre esta carreira acesse o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×