O que faz um instrumentador cirúrgico em odontologia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

instrumentador cirúrgico em odontologia

instrumentador cirúrgico em odontologia

Uma das funções do instrumentador cirúrgico em odontologia é de conhecimento geral. Isso porque o nome da profissão já diz bastante coisa. Instrumentador: é aquele profissional responsável pelos instrumentos que serão utilizados pelo cirurgião dentista na sala de cirurgia durante um procedimento. Ele irá instrumentar o cirurgião no momento da cirurgia.

Pode até parecer uma atividade simples. Mas esta percepção só continuará até levarmos em conta a quantidade de instrumental necessária para as intervenções. São centenas deles usados somente na Odontologia. E para cada tipo de procedimento uma série deles será utilizada.

Separa instrumentos e monta a mesa cirúrgica

O conhecimento do instrumentador cirúrgico em odontologia deve abranger todos os procedimentos disponíveis no mercado de saúde bucal. Desde os realizados mais frequentemente, como as extrações dentárias, até aqueles mais complexos, como as cirurgias de trauma.

Já seria um trabalho considerável. Mas a atuação do instrumentador cirúrgico em odontologia não se resume a separação e montagem da mesa cirúrgica.

Separar os instrumentos que devem ser utilizados durante o procedimento, dispô-los na mesa cirúrgica, e entrega-los na hora correta ao cirurgião, são apenas algumas das funções do instrumentador. Como dissemos, este é o conhecimento geral que as pessoas têm sobre este profissional. Mas, além disso, o que faz o instrumentador cirúrgico em odontologia?

Instrumentador cirúrgico em odontologia deve garantir ambiente estéril

Antes desse processo de separação, disposição e entrega, o instrumentador cirúrgico em odontologia exerce outras atividades, todas elas voltadas para o bom andamento e resultado da intervenção. Uma delas se refere ao ambiente onde será realizada a intervenção.

O instrumentador cirúrgico odontológico deve garantir que o ambiente cirúrgico, no qual os demais integrantes da equipe de saúde bucal- neste caso deve ser o cirurgião dentista e o auxiliar de saúde bucal (ASB) – fazem parte, esteja higienizado, e estéril.

Os instrumentais devem estar esterilizados, bem como a paramentação que entrará em contato direto com o paciente. O local, de maneira geral, também deve estar previamente limpo.

Limpeza e esterilização de instrumentos utilizados durante a cirurgia

No momento das cirurgias todos os equipamentos devem estar devidamente higienizados e esterilizados. A higienização e esterilização também são de responsabilidade do instrumentador cirúrgico em odontologia logo após a realização dos procedimentos.

Este processo deve seguir as normas de biossegurança previstas na área odontológica. Alguns instrumentos devem ser esterilizados, e outros higienizados e desinfectados. O profissional da instrumentação deve ficar atento as especificações de cada equipamento e material utilizado.

Após a limpeza e esterilização, o profissional deve se atentar ao correto acondicionamento destes materiais, para evitar que eles sejam contaminados e, desta maneira, objetos de contaminação e transmissão de doenças para equipe odontológica e pacientes.

Os locais voltados à saúde são considerados ambientes críticos e, portanto, propícios para a proliferação de vírus e bactérias. Deste modo, os cuidados com a higienização devem ser redobrados.

Checagem de materiais

Além dos instrumentos e materiais que podem ser reutilizados após a devida higienização, há aqueles de uso único na área da Odontologia. O instrumentador cirúrgico em odontologia deve se certificar se no local em que será realizado o procedimento há todos estes materiais – como as gazes e o algodão -, também essenciais para a realização das cirurgias.

Como verificamos, o instrumentador cirúrgico em odontologia conta com uma série de atividades. Essenciais para o bom andamento das cirurgias. Para saber tudo sobre este profissional acesse o nosso blog.

higienização das mãos no processo odontológico

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×