Como é o mercado de trabalho para o instrumentador cirúrgico em odontologia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ceaico Como é o mercado de trabalho para o instrumentador cirúrgico em odontologia

O mercado da instrumentação cirúrgica em odontologia ainda é pouco conhecido. Por isso há vagas! Muitas vagas ainda estão em aberto na área.

Como estamos falando da área da saúde, mesmo que seja da saúde bucal, não há crise ou sazonalidade que deixe os profissionais preocupados com o mercado de trabalho. A saúde não é serviço supérfluo. É um serviço que acontece. É essencial para a comunidade, sem diferenciação de classe. E acontece diariamente em clínicas e consultórios dentários além das salas cirúrgicas em hospitais.

É claro que podemos pensar que em saúde bucal há aqueles procedimentos que podemos deixar para depois, se o dinheiro está curto. Como acontece com aqueles puramente estéticos. Mas o mesmo acontece na medicina. Há os tratamentos essenciais que não podemos deixar para o dia seguinte e aqueles passíveis de serem adiados.

Em tempos de crise sim

Podemos afirmar que investir na carreira de instrumentador cirúrgico em odontologia é um ótimo negócio, ainda mais em tempos de crise. Isso porque a qualificação irá garantir renda extra ao profissional que já atua na área da saúde. Diariamente vemos que a crise pode nos apontar possibilidades de crescimento. Essa pode ser uma delas.

Estes podem continuar atuando como Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal, ASB e TSB, ou até mesmo como Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, e garantirem renda extra atuando como instrumentadores em odontologia.

O investimento que nos referimos, para se qualificar como instrumentador cirúrgico em odontologia, pode ser recuperado atuando em alguns poucos procedimentos. Isso porque este profissional costuma receber por intervenção cirúrgica. E o valor pode variar dependendo da complexidade do procedimento. Mas o valor mínimo pago a este profissional por cirurgia instrumentada costuma ser de R$ 150,00.

Em hospitais, clínicas ou consultórios odontológicos

O trabalho do instrumentador cirúrgico em odontologia pode ser realizado em consultórios e clínicas odontológicas, e também nas salas de cirurgias de hospitais. O que irá depender é a complexidade do procedimento pedido pelo cirurgião dentista.

Há de se lembrar que são inúmeras as intervenções passíveis de serem realizadas pelo cirurgião dentista, inclusive de urgências e emergências. Extrações, enxertos ou implantes. Cirurgias oncológicas, de trauma ou corretivas. As possibilidades são imensas. E as possibilidades profissionais também.

Falta do instrumentador cirúrgico em odontologia encarece procedimentos

Devido à falta de profissionais qualificados no mercado para atuar como instrumentador cirúrgico em odontologia, os procedimentos acabam saindo mais caro para os pacientes. Isso porque a instrumentação acaba por ser feita por dentistas ou cirurgiões dentistas que podem e reconhecem a paramentação e ajudam o profissional responsável pela intervenção.

Mas a hora paga a um dentista ou cirurgião é mais cara do que a seria paga a um instrumentador cirúrgico em odontologia. Com isso, o valor reflete ao total pago pelo paciente que necessita realizar a cirurgia.

Com este post percebemos que a área da instrumentação cirúrgica em odontologia ainda tem muito a ser explorada. Tanto pelos profissionais, como pelas instituições que oferecem cursos de formação. Quanto mais completa a formação, mais possibilidades você encontrará no mercado de trabalho.

Dúvidas? Deixe o seu comentário e confira mais dicas em nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×