Limpeza da clínica e dos instrumentos odontológicos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

limpeza da clínica e dos instrumentos odontológicos

limpeza da clínica e dos instrumentos odontológicos

A Odontologia é uma das áreas da saúde humana. Por meio dela é que os profissionais graduados tratam da cavidade bucal dos pacientes. Tratando-se desta área, a palavra limpeza deve estar entre as principais preocupações, tanto de pacientes quanto de profissionais envolvidos.

A limpeza faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Hábitos como a higiene pessoal e também o cuidado com nossas casas são realizados naturalmente. Isso porque com estas práticas conseguimos deixar longe grande parte das bactérias causadoras de doenças. O mesmo acontece nos ambientes que se dedicam à saúde humana.

A diferença é que nesses locais dedicados à saúde os cuidados devem ser redobrados, já que são ambientes considerados de risco. Diferentes pacientes contam com diferentes bactérias e até mesmo doenças transmissíveis. Para evitar que ambientes de saúde atuem como foco de doenças é que a limpeza é tão importante.

Este artigo vamos dedicar a falar da limpeza em ambientes da saúde bucal. Limpeza do espaço física da clínica e também dos instrumentos odontológicos. Quais as ligações?

Aerossóis decorrentes de superfícies contaminadas percorrem metros e permanecem por horas no ar

A limpeza da clínica e dos instrumentos odontológicos devem andar juntas. Já publicamos em nosso blog artigos que tratam da importância e de como realizar a limpeza separadamente dos consultórios odontológicos, e dos instrumentos utilizados pela equipe do dentista para o atendimento de pacientes.

Mas se os profissionais se dedicarem somente a limpeza da clínica, esquecendo-se dos instrumentos? Temos que lembrar que as secreções dos pacientes se transformam em aerossóis, que agem como transmissores ao levar bactérias juntamente com o ar.

Portanto ao esquecer algum tipo de equipamento com secreções em um ambiente ‘limpo’, este será novamente contaminado devido aos aerossóis formados a partir do sangue ou da saliva de pacientes. Portanto, a limpeza da clínica e dos instrumentos odontológicos não pode ser dissociada.

Antes de voltar às superfícies, os aerossóis podem permanecer por horas no ar, além de poder percorrer metros de distância, sendo imprescindível o uso de máscaras pela equipe odontológica. Pois, em forma de aerossóis, a principal transmissão de microrganismos é pelas vias aéreas.

Contato com superfícies contaminadas comprometem instrumentos odontológicos

O contrário também não pode acontecer, o profissional se atentar à limpeza dos instrumentos odontológicos em detrimento da limpeza do espaço físico da clínica. Aqueles instrumentos que passaram por processo de esterilização e estão devidamente embalados podem até ficar protegidos, mas há aqueles que são higienizados e permanecem nas superfícies.

Portanto a limpeza da clínica e dos instrumentos odontológicos deve ser seguida continuamente, principalmente nos locais considerados críticos. Ao higienizar uma bandeja, por exemplo, e coloca-la sobre uma superfície que não teve a limpeza correta, esta será contaminada automaticamente.

Lembre-se que aqueles equipamentos que foram esterilizados serão dispostos na mesma bandeja, que a equipe odontológica avalia estar higienizada. Desta maneira todo o instrumental ficará comprometido.

Limpeza da clínica e dos instrumentos odontológicos a partir de protocolos de biossegurança

Para que nenhum dos casos citados acima venha a ocorrer e a limpeza da clínica e dos instrumentos odontológicos seja feitas corretamente e com a frequência adequada, é essencial que os profissionais da saúde bucal sigam os protocolos de biossegurança. Estes são produzidos e disponibilizados justamente para evitar falhas e contaminações nesses ambientes.

Como constatamos a limpeza da clínica e instrumentos odontológicos estão intimamente ligadas. Uma depende da outra para que sua função seja satisfatória. Assim pacientes e equipe da saúde bucal ficam mais protegidos. Saiba mais em nosso blog:

ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×