Instrumentador cirúrgico ou Auxiliar de saúde bucal? Qual escolher?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

instrumentador cirurgico

instrumentador cirúrgico

Instrumentador Cirúrgico e Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Ambas as profissões são da área da Odontologia e em alta no mercado de trabalho. O primeiro profissional é imprescindível durante a realização de procedimentos odontológicos, e o segundo é o braço direito do dentista em todas as áreas.

Estes profissionais costumam contar com uma rápida colocação no mercado de trabalho da Odontologia. Isso porque o Brasil é o país que mais conta com dentistas em todo o mundo. E como tanto o instrumentador quanto o ASB atuam no auxilio deste profissional, ainda há muito mercado para explorar.

Conforme dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), atualizados em março de 2017, são 289.188 cirurgiões dentistas em todo o Brasil, e 119.660 profissionais ASB. Ou seja, há muito dentista por aí atuando sem um auxiliar. Em pesquisa feita pelo órgão quanto ao perfil do Cirurgião Dentista no Brasil 56,7% deles afirmou trabalhar sem o auxílio de outros profissionais da área.

No CFO não constam dados sobre o instrumentador cirúrgico em odontologia, já que esta ainda não é uma profissão regulamentada. Mas como já falamos, o mercado está aquecido para ambos os profissionais. Mas qual das profissões escolher?

Carreiras necessitam do curso de formação profissional

Tanto o Auxiliar de Saúde Bucal quanto o Instrumentador Cirúrgico em Odontologia necessitam de um curso de formação profissional. A diferença é que enquanto o ASB conta com sua profissão regulamentada e a obrigatoriedade do curso, o instrumentador ainda não conta com esta regulamentação.

Para o ASB atuar dentro da legalidade na Odontologia ele deve ter passado por um curso de formação com um mínimo de 300 horas de carga horária. Só assim terá seu certificado do curso e poderá obter o registro profissional junto ao CRO do seu estado.

Já para o instrumentador se capacitar, o mercado oferece inúmeras possibilidades de cursos. Alguns de poucas horas, outros mais completos que irão abordar todos os procedimentos cirúrgicos e sua paramentação, bem como questões como biossegurança e emergências. Aqui o que vale é a escolha do aluno e o tipo de profissional que ele pretende ser.

ASB mais completo com um curso de instrumentador cirúrgico

O profissional pode sim escolher entre uma das carreiras. Mas ele também pode ser um ASB instrumentador cirúrgico. Desta maneira ele terá um crescimento na área. Já que estará muito mais completo para atuar ao lado do cirurgião dentista, podendo suprir todas as necessidades deste profissional.

Para o instrumentador cirúrgico em odontologia poder atuar em ambientes hospitalares ele deve contar com registro profissional da área da saúde. Este é conseguido após a realização de um Curso ASB ou de Técnico de Saúde Bucal (TSB), por exemplo. Este é mais um motivo de agregar as duas capacitações rumo a uma carreira de sucesso.

Falamos que o mercado da Odontologia está aquecido e a espera dos auxiliares para atuar com os cirurgiões dentistas, mas é claro que aqueles profissionais mais capacitados e com mais qualificações terão preferência, em um processo de escolha.

Se você já é ASB, dê um up em sua carreira e faça um curso de instrumentador cirúrgico em odontologia. Mas se você ainda não tem o curso ASB, não desanime. Não perca tempo, corra em nosso blog e saiba mais!

ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×