Instrumentador Cirúrgico Odontológico: 3 coisas que você não sabia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

instrumentador cirúrgico odontológico

instrumentador cirúrgico odontológico

A atividade do  instrumentador cirúrgico odontológico é antiga, mas os profissionais qualificados para exercer a atividade começaram a surgir recentemente. Isto porque as instituições educacionais começaram a perceber uma lacuna no mercado de trabalho e perceberam um nicho a explorar.

Desde então começaram a surgir os cursos de formação para exercer a profissão de instrumentador cirúrgico odontológico. Em primeiro lugar, quem quiser se profissionalizar na área deve ficar atento, pois não são todos os cursos que oferecem uma qualificação completa para o instrumentador atuar ao lado do cirurgião dentista.

Então, para atender da melhor forma o cirurgião dentista, o instrumentador cirúrgico odontológico tem que saber sobre todos os processos cirúrgicos e equipamentos utilizados nas intervenções. E não são poucos…

Cada procedimento cirúrgico necessita de dezenas de instrumentos. Estes devem ser preparados anteriormente a chegada do cirurgião dentista e do paciente pelo instrumentador cirúrgico odontológico. Esta é apenas uma das funções deste profissional.

Mas neste post não vamos falar sobre as atividades do instrumentador, e sim sobre algumas informações relativas à área, mas que não são de conhecimento geral. Vamos lá:

Falta do instrumentador cirúrgico odontológico encarece procedimentos

Como citamos acima, os profissionais que atuam na instrumentação em cirurgias odontológicas começaram a surgir recentemente no mercado. Pelo curso de formação ainda ser novidade na área ainda são poucos os profissionais qualificados para exercer a atividade.

Por isso em muitos processos cirúrgicos da Odontologia, os cirurgiões dentistas são obrigados a contratar os serviços de outro cirurgião para atuar como instrumentador cirúrgico odontológico. Já que, além do próprio instrumentador de formação, o cirurgião é que conhece todos os procedimentos.

Mas quando um cirurgião contrata outro para o auxílio na instrumentação, o procedimento cirúrgico acaba saindo mais caro para o paciente. Isto porque a hora de trabalho do cirurgião é bem mais cara do que a paga ao instrumentador cirúrgico em odontologia.

Instrumentos solicitados por gestos

Os procedimentos cirúrgicos exigem ampla concentração de toda a equipe, e, principalmente do cirurgião dentista e do instrumentador cirúrgico odontológico. Enquanto a atenção do cirurgião é voltada toda ao paciente, a do instrumentador é voltada as necessidades do cirurgião.

Em muitos casos, o cirurgião se comunica com o instrumentador para solicitar o próximo instrumento a ser utilizado por gestos. Por isso, não basta o profissional da instrumentação conhecer a paramentação pelos seus devidos nomes, ele deve conhecer seus códigos, e como o cirurgião o pede.

Isto geralmente acontece com os instrumentos mais utilizados durante uma intervenção. Mas uma dica ao instrumentador cirúrgico odontológico é se atualizar sempre, pois diariamente aparecem novidades mais tecnológicas na área.

Instrumentador cirúrgico odontológico tem funções antes, durante e depois das intervenções

Ao contrário do que todo mundo pensa, a função do instrumentador cirúrgico odontológico não termina junto com a do cirurgião dentista, após arrumar mesa cirúrgica e auxilia-lo durante a intervenção.

O instrumentador conta com atividades antes, durante e depois dos procedimentos cirúrgicos. Antes no preparo do campo e da mesa cirúrgica, durante no auxílio ao cirurgião e depois entregando o campo da maneira como foi encontrado. Após realizar a higienização e a esterilização de todo o material utilizado.

Como vimos não é simples exercer a atividade de instrumentador cirúrgico odontológico. Por isso antes de exercer esta profissão, o candidato deve estar bem qualificado e conhecer sobre todos os procedimentos. Um curso de formação é essencial para isso.

E então, aprendeu um pouco mais sobre a atuação do instrumentador cirúrgico odontológico com este artigo? Para saber tudo sobre esta atividade entre em nosso blog.

instrumentador cirúrgico odontológico

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×