Instrumentador cirúrgico em odontologia: conheça de perto essa importante profissão da área da saúde

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ceaico Instrumentador cirúrgico em odontologia conheça de perto essa importante profissão da área da saúde

Você já precisou passar por algum procedimento cirúrgico? Então conhece um pouco do trabalho do instrumentador, não é? Eles atuam desde as pequenas até às grandes cirurgias, aquelas de alto risco, auxiliando o cirurgião durante todo o processo. E a atuação deste profissional começa antes e finaliza após o trabalho do cirurgião, com a pré e a pós-cirurgia.

Mas a maioria das pessoas está acostumado a verificar este profissional nas cirurgias médicas. E é justamente nesta modalidade que grande parte dos instrumentadores está atuando.

Mas não é somente nas cirurgias médicas que se faz necessária a presença do instrumentador cirúrgico. Este profissional também atua como instrumentador cirúrgico em odontologia. Mas a formação dos dois profissionais é diferenciada, já que as cirurgias e os equipamentos são distintos entre as duas profissões, médicos e dentistas.

Cursos de formação para o instrumentador cirúrgico em odontologia

Como o instrumentador da área médica, o instrumentador cirúrgico em odontologia também deve contar com uma certificação para atuar. Certificação essa concedida após a realização de um curso de formação com validade em território nacional.

A diferença do profissional voltado à área de Odontologia, é que para a realização do curso de formação, o profissional pode ser Auxiliar ou Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Todos eles com noções básicas de saúde, e, portanto, aptos a atuar na área.

Atuação em todos os tipos de cirurgias

Como já citamos acima, o instrumentador cirúrgico poderá atuar em todos os tipos de procedimentos, logicamente em sua área. No caso do instrumentador cirúrgico em odontologia, isso significa que tanto procedimentos simples realizados em clínicas e consultórios poderão contar com sua presença, até aqueles que são necessários serem realizados em centros cirúrgicos de hospitais. Aí incluem as cirurgias ortognáticas, e faciais, por exemplo.

No caso do instrumentador cirúrgico da área médica, é mais comum a sua atuação nos hospitais somente. Mas nada impede de atuar em outros locais.

Quais são as funções do instrumentador cirúrgico em odontologia?

É muito importante a função do instrumentador cirúrgico em odontologia de separar e entregar conforme o pedido do cirurgião todos os equipamentos necessários à intervenção. Mas a sua atuação não se resume a este trabalho com a mesa cirúrgica. E isto serve tanto para o instrumentador de cirurgias médicas, quanto para as odontológicas.

Ao profissional da instrumentação cabem todos os procedimentos de segurança e higienização do procedimento. Ele deve verificar, além dos equipamentos e sua devida esterilização, o local e o uniforme dos colegas que estarão em sua equipe. A verificação dos exames pré-operatórios, e a identificação do paciente, também são ofícios do instrumentador cirúrgico.

A importância do instrumentador cirúrgico em odontologia é tamanha, que da sua atuação pode depender o tempo cirúrgico. Este profissional deve saber o passo a passo da cirurgia e antever os acontecimentos para ter controle de toda a situação. Um bom profissional diminui o tempo de uma cirurgia e ajuda na recuperação do paciente, que ficará menos tempo sob o efeito anestésico. Um menor tempo diminui ainda o risco de infecções.

Deu pra conhecer um pouco mais sobre a profissão do instrumentador cirúrgico em odontologia? Para saber tudo sobre esta carreira acesse o nosso blog e assine nossa newsletter.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×