Qual o papel do instrumentador cirúrgico em odontologia na relação com o paciente?

1
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

instrumentador cirúrgico em odontologia

Ceaico Qual o papel do instrumentador cirúrgico em odontologia na relação com o paciente

O papel do instrumentador cirúrgico em odontologia é essencial para o bom andamento e o resultado das intervenções realizadas pelo cirurgião dentista. Ele atua para facilitar o trabalho do cirurgião, deixando tudo pronto para o procedimento e qualquer situação que venha a ocorrer durante sua realização.

O instrumentador cirúrgico em odontologia é capacitado para conhecer todos os procedimentos cirúrgicos, dos mais simples aos mais complexos, e toda a paramentação utilizada neles. A sua eficiência otimiza o trabalho do cirurgião dentista e significa uma diminuição do tempo da cirurgia.

Sua principal função é o auxílio ao cirurgião dentista, mas a sua atuação vai além do tempo e do campo cirúrgico. Com este artigo vamos falar sobre o papel do instrumentador cirúrgico em odontologia na relação com o paciente. Será que ele exerce função importante?

Instrumentador cirúrgico em odontologia interfere no tempo de recuperação do paciente

Já citamos que a atuação do instrumentador cirúrgico em odontologia pode significar a diminuição do tempo cirúrgico, já que agiliza o trabalho do cirurgião dentista. Somente isso já é essencial na relação deste profissional com o paciente.

Um menor tempo cirúrgico significa paciente com menor tempo sob efeito de anestésicos e, portanto, uma recuperação mais rápida.

Cuidados com o campo cirúrgico

A montagem de todo o campo cirúrgico é função do instrumentador cirúrgico em odontologia. Esse cuidado interfere diretamente no paciente, já que este entrará em um ambiente pronto, higienizado e esterilizado, sem que seja exposto a riscos.

Além dos materiais que serão utilizados pelo cirurgião dentista, o instrumentador é o profissional responsável pela verificação do uniforme de todos os profissionais que compõem a equipe odontológica que acompanhará o procedimento. Bem como a higienização correta de todos anterior à entrada no campo.

Preparo pré-cirúrgico do paciente

A verificação pré-cirúrgica também está entre as responsabilidades do instrumentador cirúrgico em odontologia. Isso antes de entrar no campo cirúrgico e dar início aos procedimentos de higienização e esterilização que citamos acima.

O procedimento marcado é o correto, a equipe cirúrgica está presente, o paciente já está no local agendado? É o instrumentador que deve verificar se o paciente realizou os procedimentos necessários, conforme as orientações do cirurgião dentista.

Além disso, como o primeiro contato deve ser com o instrumentador cirúrgico em odontologia com as averiguações necessárias, ficará a cargo dele dirimir as dúvidas dos pacientes que estão prestes a entrar em uma sala cirúrgica. Essa função é de suma importância, já que desta conversa pode significar um paciente mais tranquilo com a cirurgia.

Como vimos, o papel do instrumentador cirúrgico em odontologia é essencial tanto para o cirurgião dentista como para o paciente. Depende de sua atuação diversos fatores envolvidos durante e antes da realização do procedimento.

Sua boa atuação pode significar um procedimento mais tranquilo e seguro ao paciente. Além das facilidades que ele traz para o trabalho do cirurgião dentista.

Para saber mais sobre a atuação do instrumentador cirúrgico em odontologia visite o nosso blog. Postamos diversos artigos sobre essa profissão e a sua importância.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×