Qual a importância do prontuário odontológico?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

prontuário odontológico

prontuário odontológico

O prontuário é um documento utilizado na área da saúde e que deve conter todas as informações dos pacientes, desde a sua primeira consulta. No momento em que o profissional da saúde, seja ele médico ou o dentista, inicia o contato com seus pacientes, ele estará fazendo anotações neste documento.

Ficha de anamnese, diagnóstico, tratamento previsto, consentimento do paciente, datas dos tratamentos, resultados, retornos. O prontuário trará um histórico do paciente junto ao profissional de saúde.

Até pouco tempo feito inteiramente em documentos físicos, hoje os prontuários estão sendo feitos e armazenados por meio do computador, salvo os documentos que devem ser assinados pelos pacientes. Mas mesmo estes podem ser digitalizados e posteriormente armazenados digitalmente.

Esta maneira de armazenamento facilita devido a questão de espaço e também da organização destes documentos, que devem ficar guardados, mesmo após a finalização do tratamento previsto.

Antes, qualquer consultório médico ou odontológico deveria contar com arquivos para armazenar centenas de papeis relacionados aos pacientes. Agora eles foram substituídos por apenas um computador. O prontuário clínico é de suma importância na área da saúde, mas neste artigo vamos verificar a importância do prontuário odontológico. Acompanhe:

Prontuário odontológico agiliza andamento das consultas

Geralmente o paciente escolhe uma clínica odontológica ou um cirurgião dentista para acompanha-lo sempre quando necessário. Salvo aconteça situação alheia a ambas as partes, o paciente costuma manter um profissional de confiança. Temos que ressaltar a palavra confiança. Esta é essencial para a manutenção dessa relação, e fidelização de clientes.

Nestes casos, o prontuário odontológico é fundamental para armazenar as informações básicas do paciente. Com dezenas de pacientes, o cirurgião dentista e sua equipe não são obrigados a decorar todas as informações. Antes da consulta sim, pelo menos o nome do paciente deve estar na ponta da língua de todos que irão atendê-lo.

Nestes casos, o prontuário odontológico agiliza o atendimento na clínica ou no consultório, pois evita que a cada consulta nova ‘entrevista’ seja realizada com o paciente.

Ficha de anamnese é essencial para os tratamentos

Um dos documentos que faz parte do prontuário odontológico é a ficha de anamnese dos pacientes. Ela é importantíssima para a continuidade de qualquer atendimento. Pois nela contém o histórico de saúde dos pacientes. Doenças, histórico familiar, alergias, medicamentos em uso. Enfim uma série de informações imprescindíveis para o atendimento em saúde.

Em diversos casos, a ficha de anamnese contida no prontuário odontológico pode salvar a vida dos pacientes. Relações alérgicas podem ser evitadas, e com elas as emergências nos consultórios.

Medicamentos utilizados e doenças pré-existentes, de um herpes a um câncer também devem estar relatadas na anamnese. Pois cada paciente terá uma maneira específica de tratamento.

Dúvidas podem ser sanadas pelo prontuário odontológico

Em casos de dúvidas quanto ao atendimento prestado, ou tratamento escolhido pelo cirurgião dentista, o prontuário odontológico pode ser consultado a qualquer momento, inclusive pelo paciente que pode solicita-lo. Este é um dos motivos do documento ter que ficar armazenado por um bom tempo, mesmo após a finalização do atendimento.

O prontuário odontológico é um documento importantíssimo para o sistema de saúde como um todo. É uma segurança tanto para o paciente quanto para a equipe odontológica, que o utilizará como um apoio no atendimento. E além das informações que colocamos acima, ele deve conter outras, também imprescindíveis para o relacionamento dentista – paciente. Saiba mais em nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×