Higienização das mãos na odontologia: 3 motivos para sua importância

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A higienização das mãos na odontologia

higienização das mãos na odontologia

Uma medida simples, considerada a mais importante para a prevenção e controle de infecções em serviços de saúde. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A higienização das mãos é importantíssima em todos os serviços de saúde.

Apesar de comprovada esta importância, a prática ainda precisa ser reforçada entre os profissionais. Já que a frequência da higienização das mãos não é a adequada em diversas instituições, entre elas, clínicas e consultórios odontológicos.

Conforme relatório de autoavaliação da Anvisa publicado em 2012, a média de adesão pela correta higienização das mãos é de 40%. Os motivos variam da falta de exemplos a falta de materiais adequados, até de lavatórios e pias.

Temos que ressaltar que a higienização das mãos na odontologia, assim como nos demais serviços de saúde, não é a mesma que realizamos em nossas casas. Ela é mais complexa para evitar contaminações. Além da água e do sabão, outros produtos devem ser utilizados.

A complexidade da higienização das mãos na odontologia pode variar de acordo com os procedimentos que serão feitos pelos profissionais. A higienização antes de realizar um procedimento cirúrgico, por exemplo, será diferente da realizada antes de um atendimento de rotina.

Mãos como a principal via de transmissão de microrganismos

As mãos aparecem como a principal via de transmissão de microrganismos durante o atendimento de pacientes, seja direta ou indiretamente. Por isso, a higienização das mãos na odontologia é extremamente necessária, mesmo os profissionais utilizando luvas. Antes e depois de colocá-las, a lavagem deve ser realizada.

A utilização de luvas não elimina a ‘obrigatoriedade’ da higienização das mãos na odontologia. Pesquisas apontam que em um único furo em uma das luvas podem passar 19 mil bactérias em um período de 20 minutos.

Além do suor e da sujidade, a higienização elimina alguns microrganismos que se alojam nas mãos. Evitando assim as chamadas transmissões cruzadas.

Higienização das mãos na odontologia na proteção dos pacientes

É fato que a higienização das mãos é importantíssima para a prática saúde. Ela vêm sendo recomendada desde 1846. O médico húngaro, Ignaz Semmelweis, relatou a redução da mortalidade materna por infecção após a implantação da higienização das mãos.

Mais recentemente publicou-se ainda que a higienização das mãos reduz em 40% as infecções hospitalares se realizadas pelas equipes de saúde e visitantes em ambientes hospitalares.

Todas essas pesquisas só comprovam que a lavagem das mãos é importantíssima e em todos os ambientes voltados à saúde. E a higienização das mãos na odontologia não é menos importante, já que colabora para a proteção de pacientes bem como da equipe odontológica.

Doenças podem ser evitadas com a higienização das mãos na odontologia

Além de evitar processos infecciosos, a higienização das mãos na odontologia pode evitar diversas doenças que podem ser transmitidas em ambientes como clínicas e consultórios odontológicos.  Isso tanto para os pacientes atendidos, como para a equipe odontológica.

A higienização das mãos na odontologia, além de ser uma medida simples, destaca-se por ser uma maneira quase que sem custo de evitar contaminações. Saiba mais em nosso blog.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×