Equipe odontológica cirúrgica: Você conhece todos os profissionais?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Equipe odontológica cirúrgica

Equipe odontológica cirúrgica

Em várias atividades da vida, seja na fase adulta ou não, temos que atuar em equipes. Uma equipe nada mais é que um grupo de pessoas que se une em torno de um propósito em comum. Esse propósito as une e faz com que seus atores atuem em conjunto, integrando as suas habilidades, as suas competências, geralmente diversas.

Por convivermos em sociedade, e na maioria das situações necessitarmos de outras pessoas, desde pequenos somos estimulados a atuar em equipe. Em casa ou nas escolas a prática é comum. Mas é importante ressaltar que para isso precisamos de um propósito em comum, senão este grupo não integrará uma equipe.

Como dissemos anteriormente, em uma equipe, cada uma das pessoas é responsável por atividades específicas, de acordo com suas habilidades. Na área da saúde é muito comum a atuação de equipes. Equipes da Saúde da família, equipes cirúrgicas. Enfim, são diversos os profissionais preocupados em manter o bem-estar da população.

Neste artigo vamos citar os profissionais que costumam atuar nos procedimentos odontológicos. Você conhece todos os responsáveis pelas cirurgias relacionadas à saúde bucal? Vamos apresentar os atores que podem compor uma equipe odontológica cirúrgica:

Cirurgião-dentista

É este o profissional responsável pelo processo cirúrgico em si. É o único profissional da equipe odontológica cirúrgica que tem contato direto com o paciente durante a intervenção. A profissão exige, no mínimo, a graduação em Odontologia. Mas os profissionais dessa área costumam se especializar em áreas específicas, como traumatologia e implantodontia, por exemplo.

Os cirurgiões-dentistas podem atuar tanto em clínicas e consultórios odontológicos, quanto atuar em hospitais realizando as intervenções. Em postos de saúde, o profissional também pode ser encontrado.

Auxiliar de Saúde Bucal compondo a equipe odontológica cirúrgica

Braço direito do cirurgião-dentista nos consultórios, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode exercer papel importante também no ambiente hospitalar compondo a equipe odontológica cirúrgica.

O ASB pode e deve realizar a verificação de procedimentos junto aos pacientes antes das cirurgias. Se estes realizaram corretamente as indicações do cirurgião-dentista, quanto a jejum ou medicamento, por exemplo? Verificar a ficha de anmnese e a sala de cirurgia também são funções deste profissional.

Na sala de cirurgia, o ASB estará pronto para atender as necessidades do cirurgião-dentista e do instrumentador cirúrgico odontológico, se estes necessitarem de auxílio. Além disso, em casos de urgência e emergência o ASB estará pronto a ajudar toda a equipe odontológica cirúrgica.

Instrumentador Cirúrgico Odontológico

O instrumentador cirúrgico é peça fundamental dentro de uma equipe odontológica cirúrgica. É ele que separa o instrumental, monta a mesa cirúrgica e entrega, na hora certa todo, o material para o cirurgião-dentista.  Os dois devem estar em sintonia para que a cirurgia seja realizada da melhor maneira possível.

O instrumentador cirúrgico odontológico realiza ainda a higienização e esterilização dos instrumentos e do ambiente em que a cirurgia realizada, e é o responsável pela paramentação da equipe odontológica cirúrgica.

Anestesista

Em casos de cirurgias de saúde bucal mais complexas que necessitem de anestesias intravenosas, a presença do anestesista será solicitada para compor a equipe odontológica cirúrgica. A legislação brasileira não permite que o cirurgião-dentista aplique este tipo de anestesia em pacientes.

Outros profissionais como um segundo instrumentador e também o circulante podem compor a equipe odontológica cirúrgica. Mas, independente de quantos profissionais estarão presentes na sala de cirurgia, todos eles serão de fundamental importância para o sucesso da intervenção. Saiba mais em nosso blog.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×