3 equipamentos odontológicos que você provavelmente não conhecia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

equipamentos odontológicos

equipamentos odontológicos

A tecnologia está facilitando o trabalho de muitos profissionais. Estudiosos e pesquisadores se dedicam unicamente a descobrir e apresentar novidades, isso em todas as áreas do conhecimento.

Mas em algumas delas, como as engenharias e a saúde, por exemplo, os avanços são vistos mais intensamente, já que as pesquisas são realizadas por inúmeros profissionais do mundo todo. São diversas pessoas empenhadas em um único objetivo.

E na área da saúde, as novidades não param. Novos medicamentos, novos tratamentos. Tudo para complementar o trabalho dos profissionais da saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas. E isso pode ser comprovado com a expectativa de vida, que nos países desenvolvidos, só vem crescendo.

No ramo da odontologia não é diferente. Pesquisadores estão por aí empenhados em facilitar a atuação dos cirurgiões dentistas e a saúde bucal dos pacientes. Neste post vamos mostrar algumas das novidades da área. Confira os equipamentos odontológicos que já estão sendo usados por aí e você provavelmente não conhecia:

1. Icon: tratamento de cáries sem brocas

Tem muita gente que se arrepia só de ouvir o barulhinho das brocas usadas na Odontologia. Aliás, são elas as causadoras de muitos traumas por aí. A chamada odontofobia, no qual as pessoas ficam com verdadeiro pavor só de pensar na visita ao dentista.

Então imagina que o tratamento das cáries, em estado inicial, pode ser feito sem o auxílio das brocas? Pois isso já é possível. Entre os novos equipamentos odontológicos que vêm sendo usados por aí está o Icon.

O icon permite o tratamento da cárie sem que a parte saudável do dente tenha que sofrer desgaste. O aparelho age de forma a infiltrar uma resina que bloqueia o ácido cariogênico, isso em uma única sessão, sem perfuração ou anestesia.

2. Fita anestésica

O incômodo com as agulhas também pode estar com os dias contados na Odontologia. Pesquisadores da USP desenvolveram uma fita anestésica que libera substância para amenizar o efeito da picada provocada pela seringa carpule utilizada para a aplicação da anestesia. É mais uma novidade entre os equipamentos odontológicos.

Os pesquisadores ainda estão estudando até que ponto a fita adesiva pode substituir a injeção anestésica. Mas em procedimentos simples, como a extração de dentes de leite e raspagens ela já se mostra eficaz.

Além de melhorar o bem estar dos pacientes nos consultórios odontológicos, a fita adesiva pode diminuir os riscos de acidentes com materiais perfurocortantes nos ambientes voltados à saúde bucal.

3. Equipamentos odontológicos para ‘prever’ resultados

O Planejamento Digital do Sorriso já é possível. Com o equipamento odontológico conseguido por meio de um software, o cirurgião dentista projeta como ficará o sorriso do paciente após ele ser submetido aos tratamentos.

O Desenho Digital do Sorriso, ou DDS como é conhecido ajuda tanto o profissional, que terá uma base para guiar seu trabalho, quanto para o paciente, que terá uma ideia do resultado. Nada de surpresas desagradáveis ao final de um tratamento.

Eles ainda não estão sendo amplamente utilizados por aí, mas já já estes equipamentos odontológicos estarão na maioria das clínicas e consultórios dentários, melhorando a  atuação dos profissionais da odontologia e a relação deles com os pacientes. Saiba mais em nosso blog.

higienização das mãos no processo odontológico

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×