EAD: Você sabe o que significa essa sigla?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ceaico EAD Você sabe o que significa essa sigla

Educação à Distância (EAD). Essa ‘nova’ maneira de estudar vem revolucionando o conceito do conhecimento. Muitas pessoas que, antes da modalidade à distância ser difundida, não vislumbravam a possibilidade de dar continuidade nos estudos ou de realizar cursos para se aperfeiçoar, viram no EAD uma oportunidade.

Oportunidade de finalizar os estudos e de se especializar em alguma área de trabalho. De qualquer lugar isso é possível. E em qualquer ramo escolhido. Hoje, as instituições – cientes do sucesso do EAD – oferecem cursos das mais diversas áreas e para todos os gostos.

Exatas, humanas, sociais… A escolha é do aluno, mas a oferta está em todos os lugares. Uma pequena busca no Google, e já podemos nos deparar com uma variedade enorme de possibilidades.

EAD e a oportunidade de estudar

Para muitas pessoas, EAD significa oportunidade. A Educação à Distância chega à maioria das localidades. Basta contar com um aparelho que possibilite os estudos (computador, tablets e até mesmo celulares) e internet disponível.

Há alguns anos, o fator conectividade poderia ser um impeditivo. Mas hoje as redes estão alcançando lugares que antes não chegavam. Até mesmo no campo. Última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014 apontava que mais de 54% da população conta com acesso à internet em suas casas.

Além disso, a facilidade do acesso com aparelhos celulares aumenta a difusão da modalidade à distância. A mesma pesquisa do IBGE aponta que cerca de 136,6 milhões de pessoas de 10 anos ou mais contavam com celular no país. O número representava 77,9% da população.

Todos esses números nos mostram que pessoas que antes não tinha possibilidades, pois moravam longe dos centros e das instituições educacionais, hoje podem estudar por meio da EAD.

Em todas as fases do conhecimento

Do ensino fundamental a pós-graduações, o EAD abrange todas as fases do conhecimento. Hoje não há desculpas para não dar sequência nos estudos. Há ainda aqueles cursos mistos, os chamados semipresenciais.

Além daqueles de nível acadêmico, os cursos EAD abrangem ainda cursos livres, bastante procurados para aperfeiçoar algum conhecimento. Entre esses há os corporativos, indicados aos colaboradores de empresas.

Números apontam crescimento

Realizado anualmente, o Censo EAD – Relatório Analítico da Aprendizagem à Distância no Brasil 2015 aponta alguns números que comprovam o amplo crescimento da modalidade. Já são mais de 5 milhões de brasileiros matriculados nesses cursos. No ano 2000, eram apenas 1.682.

Flexibilidade de horários

Outro fator do crescimento da procura por cursos EAD é a flexibilidade de horários. Não há dia e horas específicos para ‘acessar’ suas aulas. Elas podem ser feitas a qualquer hora do dia, quando as pessoas contam com uma folguinha de sua extensa rotina.

Dados do Censo EAD mostram que em 2015 mais de 60% das pessoas matriculadas nos cursos de educação à distância aliava os estudos ao trabalho.

Os chamados cursos EAD vieram para ficar. Explicamos acima um pouco sobre essa ampla difusão do ensino online. Além disso, há ainda o fator da democratização do ensino. A possibilidade de realizar um curso EAD é muito maior do que a do presencial se o dinheiro está curto.

As possibilidades são infinitas. Basta escolher uma área e iniciar seus estudos. Certifique-se de que escolheu a melhor opção e inicie uma nova fase em sua vida. Rumo ao sucesso profissional!

Dúvidas? Deixe o seu comentário e confira mais dicas em nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×