Conheça 5 produtos descartáveis em uma clínica odontológica

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

clínica odontológica

clínica odontológica

As equipes odontológicas contam com diversos tipos de materiais que as auxiliam no atendimento aos pacientes. Entre eles, equipamentos que são utilizados durante as consultas e tratamentos, e que podem ser reutilizados após higienização correta, e também produtos que não podem ser reutilizados, são aqueles de uso único, ou descartáveis.

Nos estabelecimentos de saúde, os profissionais contam com protocolos de biossegurança, nos quais podem se apoiar para verificar o que fazer tanto para o caso da higienização de equipamentos reutilizáveis tanto para os materiais de uso único, e seu descarte correto.

Lembrando que os de uso único devem ter um descarte adequado, não sendo permitido que após sua utilização vão para os lixos considerados comuns, já que alguns dos produtos descartáveis em uma clínica odontológica estão entre aqueles considerados como críticos, ou seja, tiveram contato direto com as secreções dos pacientes, como sangue e saliva, e devem ser descartados no chamado lixo hospitalar(resíduos dos serviços de saúde).

A seguir vamos citar alguns dos produtos descartáveis em uma clínica odontológica. Acompanhe:

Seringas de uso odontológico

Os dentistas, assim como os médicos, utilizam seringas em seu dia a dia. Para a colocação de medicamentos, a limpeza  dos dentes e gengivas com água ou também para a aplicação de anestésicos, este material é utilizado na rotina diária de uma clínica odontológica.

Usados diariamente e com um único uso. As seringas estão entre os produtos descartáveis em uma clínica odontológica.

Materiais perfurocortantes devem ser descartados adequadamente

Os materiais perfurocortantes das clínicas odontológicas também são de uso único. Agulhas de seringas, lâminas, brocas, limas endodônticas, espátulas ou ampolas devem ter um descarte adequado para evitar acidentes.

Logo após seu uso, os perfurocortantes devem ser colocados imediatamente em recipientes rígidos, para evitar a sua reutilização e para que o descarte não se torne perigoso para quem irá fazê-lo. Além disso, esses recipientes devem estar devidamente nomeados, pois são materiais infectantes.

Alguns tipos de moldeiras estão entre os materiais descartáveis

Nas clínicas odontológicas tanto há moldeiras reutilizáveis, as plásticas e metálicas, que após sua desinfecção e esterilização podem ser novamente utilizadas; como há as de uso único. Entre as descartáveis estão aquelas utilizadas pelos dentistas para moldar as arcadas e para o registro de mordidas dos pacientes.

Equipamentos de Uso Individual

Dependendo do material que são confeccionados, os Equipamentos de Uso Individual (EPI), como toucas e aventais, também estão entre os produtos descartáveis em uma clínica odontológica. Geralmente aqueles produzidos com o polipropileno, que são atóxicos e hipoalergênicos.

Toucas e aventais de tecido também podem ser utilizados em uma clínica odontológica. Mas os profissionais devem se atentar ao uso e a higienização correta destes equipamentos, que servem para a sua segurança.

Também inseridas na categoria de EPI as luvas utilizadas devem estar entre os produtos descartáveis. Ela deve ser trocada a cada paciente atendido pelo dentista.

Outros materiais descartáveis em uma clínica odontológica

Materiais como algodão, gazes e sugadores também estão entre os materiais descartáveis em uma clínica odontológica. Estes também devem ser acondicionados para descarte com a identificação de material contaminado. Já que ficam expostos às secreções dos pacientes.

Além destes produtos descartáveis que citamos acima, ainda há nas clínicas odontológicas os medicamentos que são utilizados, e quando seu uso não envolve todo o conteúdo devem ter o descarte correto. Vale lembrar que todos esses materiais são prejudiciais e de maneira alguma devem ser colocados junto do lixo comum.

As clínicas odontológicas, como locais de risco, devem seguir as normas e procedimentos de biossegurança pré-estabelecidos pela Vigilância Sanitária para poderem continuar em funcionamento. Saiba tudo sobre os procedimentos que devem ser realizados em uma clínica odontológica em nosso blog.

ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×