Curso à distância X Presencial: Qual optar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

curso a distancia

curso a distancia

Atualmente quase que a totalidade dos cursos disponíveis no mercado da educação, contam com a possibilidade da escolha entre ser feito à distância ou presencial. Em alguns deles ainda há a obrigatoriedade de módulos presenciais devido a necessidade da prática. Também há aqueles em que as avaliações são realizadas em modo presencial.

Mas a realidade é que também as instituições de ensino estão se rendendo cada vez mais ao mundo conectado. No qual as pessoas conseguem fazer praticamente tudo em frente à tela do computador. E com a educação não poderia ser diferente.

Neste novo mundo, o curso à distância acaba sendo uma opção para as pessoas, seja para aquelas que não contam com muito tempo disponível, ou que pretendem se aperfeiçoar por meio de cursos que não estão disponíveis presencialmente.

Apesar de contar com uma infinidade de opções quando falamos da Educação à Distância (EAD). Muitas pessoas ainda tem muitas dúvidas na hora da escolha, já que dela depende, na maioria das vezes, o seu futuro profissional. Este artigo pretende colaborar nesta tão importante decisão entre a escolha do curso à distância e do presencial. Qual optar?

Curso presencial e a ‘proximidade’ com professores

Proximidade. O uso desta palavra pode inspirar diversas discussões neste mundo conectado. Apesar do paradoxo, a ‘proximidade’ física com os professores ainda é motivo da escolha por um curso presencial.

Mas discutível por quê? Será que estamos mais próximos de professores quando estamos em uma sala de aula com mais de 100 alunos, ou quando estamos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com tutores disponíveis durante todo o dia.

Não pretendemos aqui dizer que um modelo é melhor que outro, já que a questão é subjetiva. Só estamos apontando o debate em torno da palavra ‘proximidade’. Estamos próximos de quê?

Viajar para estudar ou optar por um curso à distância

O debate, bem como a pesagem dos prós e contras, é possível quando há a opção de escolha entre um curso à distância e o presencial. As pessoas que vivem nos grandes centros urbanos ou próximos a eles contam com diversas opções de qualificações, já que estão rodeados de instituições de ensino.

E quando não há instituições ofertantes próximas de suas moradias? Ainda há a possibilidade do deslocamento. Viajar para estudar. Mas esta é uma opção limitada para quem conta com recursos para isso.

Nos casos em que os recursos são limitados, a opção pelo curso à distância é única. Há algum tempo, as pessoas que faziam cursos pela internet poderiam ser prejudicadas, pois a qualidade destes não era a mesma que a dos presenciais. Mas hoje há instituições de ensino conceituadíssimas ofertando modalidades de EAD.

Curso à distância requer planejamento e organização

Além de contar com a oferta de curso à distância de qualidade para as pessoas poderem escolher como irão estudar, ainda há outra vantagem. A de que o mercado de trabalho está a procura das pessoas conseguiram uma qualificação com o curso à distância.

Ter optado e concluído o curso à distância significa que o candidato a vaga de trabalho conta com características valorizadas no mercado de trabalho. O planejamento e a organização do tempo. Pode parecer simples, mas não é uma tarefa fácil conseguir, sozinho, definir um tempo para os estudos, sem contar com os horários específicos de ir para a sala de aula.

Neste post apontamos algumas características e vantagens de optar pelo curso à distância. Não se esqueça de realizar uma pesquisa antes.

E se a sua opção for pela área da saúde, nossos posts podem te ajudar ainda mais. Acesse nosso blog.ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×