Como está o mercado de trabalho odontológico no Brasil?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

mercado de trabalho odontológico no Brasil

mercado de trabalho odontológico no Brasil

Aonde muitas pessoas enxergam uma saturação de profissionais, outros enxergam oportunidades no mercado de trabalho. O Brasil é o país com maior número de cirurgiões dentistas do mundo. São 291.674 profissionais conforme último levantamento realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em abril de 2017.

Além disso, a cada ano novos profissionais graduados saem das faculdades para o mercado de trabalho odontológico no Brasil. Pois o país conta com mais de 220 faculdades de odontologia. O último levantamento do CFO que apontou esse número é de 2015. Estes dados costumam assustar quem pretende entrar no mercado da Odontologia rumo às Faculdades.

Em um país onde a concorrência na área da Odontologia é elevada, os profissionais buscam saídas para dribla-la. Uma delas é sair dos grandes centros, onde se concentram a maioria dos cirurgiões dentistas e procurar seguir carreira em cidades do interior. Outra forma é a busca por especialidades. A Odontologia oferece inúmeras possibilidades de especialização.

Pesquisa divulgada pelo CFO sobre o perfil dos cirurgiões dentistas mostrou que 60,6% dos consultórios odontológicos estão concentrados na região Sudeste do Brasil, sendo que somente o Estado de são Paulo conta com mais de 80 mil profissionais.

Quanto às especializações, apesar de estarem se tornando imprescindíveis, não estão entre as saídas mais buscadas no mercado de trabalho odontológico no Brasil. O ‘censo da odontologia’ da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) divulgado em 2014 apontou que 74% dos consultórios pesquisados realizam todos os tipos de tratamentos.

O perfil do cirurgião dentista do CFO confirma. Conforme o estudo 76,7% atuam como clínico geral e somente 33,9% como especialistas.

Consumidores buscam por novidades na área

Apesar de grande parte dos consultórios oferecerem todos os tipos de tratamentos odontológicos a seus pacientes, há alguns tipos que estão sendo mais buscados. O mercado de trabalho odontológico no Brasil, assim como em todo o mundo, vem inovando na área da estética.

Clareamentos dentários, lentes de contato, porcelana e até cirurgias plásticas. Hoje há inúmeras possibilidades para se chegar ao sorriso perfeito. E quem não o quer?

Oportunidades para outros profissionais no mercado de trabalho odontológico no Brasil

Muitos cirurgiões dentistas no mercado pode ser um ótimo negócio para outros profissionais da Odontologia, como Técnicos e Auxiliares de Próteses Dentárias (TPD) e (APD), e Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal (TSB) e (ASB).

O último levantamento do CFO apontou 22.187 TPD, 5.935 APD, 24.846 TSB, e 121.023 ASB. Se considerarmos estes dados ao número de cirurgiões dentistas ainda há um grande mercado a desenvolver. Além destes também podemos citar o cargo do instrumentador cirúrgico, profissão que vem sendo requisitada no mercado de trabalho odontológico no Brasil.

Apesar destes profissionais auxiliarem e muito o trabalho dos dentistas, ainda há muitos que não contam com este auxílio. No perfil do cirurgião dentista, 43,3% deles afirmou não contar com outro profissional da odontologia para seu auxílio. Ainda há uma grande lacuna a ser preenchida no mercado de trabalho odontológico no Brasil.

Número de profissionais aquece indústria de equipamentos e produtos odontológicos

Todos esses profissionais necessitam de produtos e equipamentos específicos para manter atuação no mercado de trabalho odontológico no Brasil. Por isso a indústria da área da Odontologia permanece aquecida.

O Brasil, inclusive, é um grande exportador de produtos da área da saúde. Apesar de ter tido queda a partir de 2015, o setor havia apresentado somente crescimento nos dez últimos anos.

 

Como percebemos, apesar de alguns profissionais da área até defenderem a extinção de boa parte dos cursos de Odontologia no Brasil, ainda há um grande nicho a ser explorado no mercado de trabalho odontológico no Brasil.

Mas a atualização constante de todos os profissionais é um requisito imprescindível para acompanhar este mercado tão concorrido. Em nosso blog você pode encontrar algumas dicas de como se atualizar e se manter e se destacar nesta área.ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×