4 formas de acalmar o paciente antes de uma cirurgia odontológica

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cirurgia odontológica

cirurgia odontológica

Procedimentos cirúrgicos, por mais simples que sejam, demandam alguns cuidados. São intervenções que requerem profissionais adequados e pacientes disciplinados. Por esse motivo as intervenções costumam causar certo temor entre os pacientes, de todas as idades.

Nas cirurgias odontológicas, a situação é a mesma. Apesar de acharmos que procedimentos na cavidade bucal sempre são mais simples, eles também irão requerer cuidados. E, como podem ser de uma simples retirada de siso, podem ser também cirurgias buco maxilares, que serão tão complexas quanto outras cirurgias médicas, por exemplo.

Boa comunicação pode acalmar os pacientes

Todas essas questões devem ser explicadas aos pacientes antes deles serem submetidos a alguma cirurgia odontológica. Uma boa comunicação anterior ao procedimento ajudará a acalmar os pacientes. Um paciente mais tranquilo é essencial para o sucesso das intervenções.

Devemos destacar que a maioria das emergências que ocorrem em cirurgias, sejam médicas ou odontológicas, são devido a pacientes estarem nervosos durante o procedimento. Portanto essa situação deve ser evitada para que problemas não venham a ocorrer.

Certificar que paciente tomará cuidados pré-operatórios

Além da complexidade da cirurgia odontológica, para que o paciente está sendo submetido a ela e os resultados esperados, a equipe dessaúde bucal deve informar a importância dos cuidados que ele deve ter antes da intervenção. Questão imprescindível para a segurança da cirurgia odontológica.

Exames anteriores, alimentação adequada, medicamentos. Todas essas questões devem ser explicadas e certificadas pela equipe que fará a cirurgia odontológica. Além do cirurgião dentista, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e o Instrumentador Cirúrgico Odontológico podem fazer essa verificação.

Profissionais devem passar confiança para o paciente que será submetido a cirurgia odontológica

Aliás, estes profissionais – ASB e instrumentador – podem e devem auxiliar os pacientes e tirar todas as suas dúvidas referente a cirurgia odontológica. Toda a equipe de saúde bucal deve passar confiança aos pacientes antes das intervenções, e também nas visitas periódicas ao dentista.

Profissionais bem informados, que prestam todos os esclarecimentos aos pacientes quanto os tratamentos e intervenções tendem a passar mais confiança, pois mostram que sabem o que estão fazendo, que são especialistas na área que se propuseram a atuar.

Relação humanizada da equipe odontológica com o paciente

Passar confiança e profissionalismo não quer dizer que a equipe odontológica deve ser seca com os pacientes. Hoje o foco é nas relações mais humanizadas entre profissionais da saúde e seus pacientes. Isso também não quer dizer que a relação deve ser íntima. Há um limite que deve ser respeitado.

Essa relação mais humanizada passou a ser uma Política Pública de Saúde. Implantada em toda a rede em 2013. É uma nova cultura do atendimento como um todo, que coloca o paciente como protagonista do sistema, ele é ouvido, e, acima de tudo, respeitado.

Se este processo já for implantado desde a primeira consulta de um paciente ao dentista, a necessidade da cirurgia odontológica será com certeza um processo mais simples.

Além de acalmar os pacientes antes da cirurgia odontológica, essa relação mais humanizada serve ainda para melhorar a recuperação de pacientes, já que este tende a entrar mais tranquilo para a realização dos procedimentos.

Acalmar um paciente antes de uma cirurgia odontológica é essencial para todos os envolvidos. Isso garantirá uma intervenção mais segura e tranquila, sem que ocorram intercorrências. Para saber mais acesse o nosso blog.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×