Principais prós e contras em abrir a própria clínica odontológica

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Abrir sua própria clínica odontológica: prós e contras

abrir sua própria clínica odontológica

Difícil quem nunca tenha sonhado em ser dono do seu próprio negócio. Ter autonomia de trabalhar da maneira que achar a mais viável, e sem contar com um chefe falando o que fazer a cada passo.

Este pode ser o sonho de muitas pessoas por aí, mas pode acabar virando um pesadelo no caso do próprio negócio não ser muito bem planejado. O caso é o mesmo ao abrir um empreendimento na área da saúde bucal, como uma clínica odontológica por exemplo.

Devemos lembrar que o planejamento para a abertura de uma clínica odontológica deve atender os mesmos requisitos que qualquer outro empreendimento. Um Plano de Negócios é essencial.

Custos, estudo do mercado e dos concorrentes, do público a ser atendido, em quanto tempo haverá retorno financeiro. Enfim, uma série de questões deve ser analisada antes de decidir pela abertura da própria clínica odontológica.

Os prós e contras em abrir sua própria clínica odontológica poderão ser identificados já com o Plano de Negócios. Vamos apontar alguns deles nesse artigo. Confira:

Custos elevados para manter a própria clínica odontológica

Aluguel, contas de água e luz, montagem da clínica odontológica com todos os equipamentos necessários, além de um fluxo de caixa para emergências. O cirurgião dentista, e futuro empresário, deve ter todos estes custos contabilizados para poder avaliar os prós e contras em abrir sua própria clínica odontológica.

A organização financeira também é essencial. O dentista que montar a sua própria clínica deve ter em mente que ele está gerindo uma pequena empresa, portanto ele deve estabelecer um pró-labore mensal para si próprio. O restante do lucro deve ser mantido para o consultório, para que sua saúde financeira fique em dia.

Esta organização também deve ser estabelecida com a compra de materiais do dia a dia do consultório odontológico. Comprar o necessário e na hora certa.

Concorrência elevada é levada em conta ao estabelecer os prós e contras em abrir sua própria clínica odontológica

Quando se fala em prós e contras em abrir sua própria clínica odontológica, muitos profissionais lembram-se da concorrência, que na área da saúde bucal é bastante elevada no Brasil, que é o país que conta com mais dentistas em todo o mundo. Este pode ser um dos pontos contra a abertura do próprio negócio.

E o que fazer para vencer esta concorrência tão elevada do mercado odontológico? O profissional deve contar com um diferencial para ele entrar e se firmar no mercado de trabalho.

Qual será diferencial de sua clínica? Atendimento, tecnologia, o encantamento de clientes? São várias as maneiras para ser competitivo. Aposte em uma delas e faça da sua clínica referência no mercado.

Dificuldades na captação de clientes

Realmente ao abrir um negócio novo uma das grandes dificuldades é a captação de clientes. Já que estes não terão referências quanto ao negócio. Para a captação de clientes não existe fórmula mágica, mas algumas atitudes podem colaborar para que ela seja facilitada.

Uma das formas para conseguir atrair novos pacientes pode ser por meio das mídias sociais. Além disso, o dentista deve mostrar seu trabalho, suas qualificações e oferecer um bom trabalho.

Montando uma equipe de sucesso

Prós e contras em abrir sua própria clínica odontológica irão existir. Mas podemos focar nos prós e conseguir ótimos resultados. Já citamos algumas maneiras, mas não podemos nos esquecer da montagem de nossa equipe. Escolher bem os colaboradores, que devem ser capacitados para suas funções, é essencial para uma clínica de sucesso.

Além de capacitados, eles devem estar alinhados com a política estabelecida para a sua empresa. Outra questão muito importante é manter os colaboradores sempre motivados para o trabalho.

Há sim muitos prós e contras em abrir sua própria clínica odontológica. O que irá depender é no que o cirurgião dentista que irá monta-la pretende evidenciar. Foque nos prós e estabeleça uma rotina com qualidade para evitar os contras. E lembre-se que uma equipe  capacitada é importantíssimo na fidelização de clientes. Saiba mais em nosso blog.

ceiaico_imagem_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×