3 tipos de emergências médicas na odontologia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

emergências médicas na odontologia

emergências médicas na odontologia

As emergências médicas podem ocorrer a qualquer momento. Ao andar pelas ruas, ou fazendo atividades de rotina, por exemplo. Mas há locais em que elas podem ocorrer com mais frequência. Atendimentos médicos e odontológicos podem propiciar situações adversas, que necessitem de imediata intervenção dos profissionais envolvidos.

Importante ressaltar que estes profissionais, tanto da área médica quanto odontológica, tem a obrigação de prestar os primeiros socorros aos pacientes, sob o risco de sofrer punições caso haja negação do atendimento emergencial.

Por este motivo é cada vez mais comum os debates acerca ao aprofundamento dos estudos sobre o aprendizado das emergências médicas nas Faculdades de Odontologia, que, conforme estudiosos, deixam a desejar.

O aprofundamento se faz necessário, pois são diversos os fatores que acarretam as emergências na área da saúde. A própria visita a médicos e dentistas pode gerar estresse a alguns pacientes e ocasioná-las.

Aliás, dentro dos consultórios odontológicos esta é a causa mais comum das emergências. Por isso os profissionais devem ficar ainda mais atentos nos casos de pacientes que apresentam odontofobia.

Diversos são os fatores que as causam e diversas são as emergências médicas na odontologia. A seguir vamos citar as mais comuns delas. Acompanhe:

Desmaios podem estar entre as emergências médicas na odontologia

A perda momentânea dos sentidos está entre as emergências médicas na odontologia. O desmaio pode ocorrer devido a ansiedade dos pacientes ao se encontrar em tratamentos junto ao dentista. Situações como fome, exaustão, ou um local muito quente também podem ocasionar os desmaios.

Antes de ocorrer os desmaios, os pacientes podem apresentar outros sintomas, como palidez, tontura e visão escurecida. Por isso, a dica é que a qualquer sinal de alteração por parte do paciente, os dentistas e sua equipe devem interromper o tratamento e questionar se há algo errado, assim evitando que ocorram os desmaios, ou outras situações que levem a emergências médicas na odontologia.

Convulsões

Até mesmo a má utilização das luzes em um consultório dentário pode causar alterações no sistema nervoso de pacientes levando o aparecimento das convulsões como emergências médicas na odontologia. As convulsões podem aparecer tanto em pacientes que apresentam epilepsia, como em pessoas que não sofrem com ela.

A equipe odontológica também deve estar preparada caso ocorram convulsões em pacientes. Normalmente as contrações musculares tendem a passar períodos curtos – alguns minutos -, sem que seja necessária uma intervenção. Mas após sua ocorrência, o paciente deve ficar em observação.

Reação Alérgica

Hoje cada vez mais as pessoas são submetidas a medicamentos ao longo da vida. Isso é um dos resultados do avanço da medicina e dos tratamentos disponíveis para quase todos os tipos de doenças. Mas esta situação pode levar ao acometimento de emergências médicas na odontologia.

Isso porque o uso concomitante de alguns medicamentos pode ocasionar reações alérgicas em pacientes. Há aqueles também que podem apresenta-las quando submetidos a anestésicos odontológicos. Mas esta situação pode ser evitada, na maioria dos casos, pela anamnese.

Estas são apenas algumas das emergências médicas na odontologia. Porém, podemos citar inúmeras delas que podem ocorrer, também, dentro dos consultórios dentários.

Como já citamos, a equipe odontológica deve estar preparada para o acontecimento de situações adversas, já que emergências devem ser tratadas tão logo ocorram para que não haja problemas maiores, como sequelas nos pacientes. Entre as dicas é que estes profissionais sigam um protocolo de primeiros socorros, e realizem uma boa anamnese.

Para atualização profissional, há cursos na área da Saúde que podem ser procurados para que as emergências médicas na Odontologia não se tornem um problema para os profissionais envolvidos. É importante ressaltar que estes profissionais lidam com vidas e tem a obrigação de zelar por elas. Saiba mais em nosso blog.ceiaico_imagem_blog

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×